LABEF
(Laboratório de Biologia Estrutural e Funcional)
Um pouco de história do Laboratório de Biologia Estrutural e Funcional (LABEF 2006-2015):
Logo que fomos contratados em concurso público sério para a vaga destinada especificamente ao Campus, já começamos a trabalhar no embrião do LABEF. Colônias de abelhas de Melipona quadrifasciata foram adquiridas no ano de 2006, projetos com bolsa da FAPESP já aprovados, inclusive de I.C., já estavam em andamento. As abelhas foram distribuídas em uma área verde de uma empresa química, pois até então, nem o portal da UFSCar - Campus de Sorocaba existia.
Artigo de revisão de autoria única foi publicado no mesmo ano (o endereço do Campus: Avenida Darci Carvalho Dafferner, 200, 18087-125 Alto da Boa Vista, Sorocaba-SP, Brasil): Morphological, chemical and developmental aspects of the Dufour gland in some eusocial bees (Hymenoptera, Apidae): a review
Uma foto da minha felicidade em 2008! Ingenuidade é uma dádiva. Após um ano da chegada dos equipamentos da Alemanha, somente 1 micrótomo rotativo automático e 1 fotomicroscópio com lentes de fase, equipado para futuros acessórios para fluorescência, começamos o trabalho em sala improvisada no Campus que ainda estava em construção. Não havia energia elétrica em todas as salas, então improvisamos uma extensão para ligar os equipamentos no corredor. A micro-sala do embrião do LABEF ficava na antiga sala da ADUFSCar.
Bem, o técnico que também era vendedor da empresa dos equipamentos, ao vir instalá-los queimou nossos equipamentos e fez uma série de coisas erradas. Boas lembranças e agora engraçadas!
Quando o Laboratório DIDÁTICO ficou pronto, migramos para lá. Eu carreguei todos os equipamentos no braço. E olha, um micrótomo não é leve, MESMO!
Hoje contamos com muitos equipamentos para uma área pequena. A área original dos laboratórios contemplados pela FINEP, conseguidos com projetos de pesquisa, não foram contemplada, ao menos a nós. Todavia, apesar de pequeno, ele funciona muito bem. Pelo LABEF passaram dezenas de estudantes de graduação e, agora, de pós-graduação através dos programas de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (do nosso Campus) e de Biologia Celular e Molecular (Unesp, IB - Rio Claro, SP), onde fui credenciado como colaborador até o ano 2015.
Atualmente o LABEF conta com o entusiasmo, a criatividade e com o engajamento de todos que passaram e os que estão conosco: estagiários, graduandos e pós-graduandos.
Fábio Camargo Abdalla (Janeiro de 2015)